As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?

Mahatma Gandhi

23 de mai. de 2014

O VELHO SÁBIO E O PÁSSARO

Afastado das aldeias, perto de uma montanha morava um velho sábio. Vivia sozinho e de forma bastante austera. Alimentava-se praticamente só das coisas da horta que tinha perto de sua cabana. De quando em vez, algum morador lhe presenteava também com alguma comida. Era muito conhecido por sua sabedoria e muito procurado por todos que quisessem um conselho para tomar alguma decisão ou resolver algum problema. Como dificilmente se afastava de sua moradia, estava sempre lá e podia ser procurado por qualquer um, em qualquer dia.
Também muitas crianças gostavam de andar por lá e escutar o velho falar. Um dia uma criança disse ao velho sábio:
- Tu dás conselhos a todas as pessoas que aqui vêm. Tu sabes falar sobre qualquer assunto. Mas, diga uma coisa: e tu mesmo, quando precisas de um conselho, a quem procuras?
O velho sábio deu um pequeno sorriso e respondeu ao garoto:
- Eu tenho um pássaro. Eu pergunto a ele. E ele me ajuda bastante.
Desde então, espalhou-se em toda região a história do pássaro conselheiro que vivia com o velho sábio. As pessoas de todas as aldeias da região ficaram curiosas para conhecer o pássaro. Muitos espreitavam a cabana do velho sábio por longas horas, para ver se viam alguma coisa. Mas ninguém nunca chegou a ver o tal pássaro. E assim, a curiosidade só aumentava e ninguém tinha coragem de perguntar ao velho sábio onde estava o tal pássaro conselheiro. E os pais aconselhavam os filhos a não tocarem no assunto do pássaro com o velho, pois tal pássaro podia até ser muito perigoso.
Uma vez um grupo de crianças estava conversando com o velho sábio e uma delas, muito curiosa, tomou coragem e perguntou ao sábio sobre o tal pássaro. O velho sábio disse:
- Então queres ver o meu pássaro? É muito simples. Espera um pouco.
O velho sábio entrou na sua cabana e pouco depois saiu de lá com um pássaro de madeira na mão, esculpido toscamente com um canivete. As crianças olharam aquilo meio incrédulas e perguntaram se o velho sábio tinha certeza que este era o pássaro que dava respostas às suas perguntas. E o velho sábio respondeu:
- Eu não disse que o pássaro dá respostas. Eu só disse que este pássaro me ajuda bastante, pois a ele eu faço as perguntas. E faço muitas perguntas. E se eu souber fazer bem as perguntas, já é uma etapa importante na busca das respostas.
“Histórias para dinamizar reuniões” - BERKENBROCK, VOLNEY J.- Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
 
 
 O Sábio e o Pássaro


Era uma vez, num determinado reino vivia um velho sábio. Ele era o mais sábio dos sábios e nenhuma questão que lhe fosse levada ficava sem solução. Ele sabia tudo de tudo.

Existia nesse reino um rapaz que não se conformava com isso. Ele não aceitava o fato do sábio conseguir decifrar qualquer enigma, fosse ele qual fosse. Durante muito tempo o plebeu ficou arquitetando uma forma de pregar uma peça no sábio.

"Tem que existir uma forma de enganar o sábio. Ninguém sabe tudo"...pensava ele.

Até que um dia descobriu uma forma, a qual nem mesmo o mais sábio dos sábios teria saída.

"Colocarei em minhas mãos, levemente fechadas, um pequeno pássaro vivo e perguntarei ao sábio se o pássaro está vivo ou morto. Se ele responder que está morto, eu abrirei as mãos e o libertarei para o voo. Se ele responder que está vivo, eu o apertarei com os dedos e o matarei.

O sábio não terá saída.

Diante do sábio ele procedeu conforme o seu plano, perguntando se o pássaro estava vivo ou morto.

O sábio olhou bem nos olhos do rapaz e respondeu:

"Meu bom homem, a vida desse pássaro está em suas mãos".

Muitas vezes, por diversas formas, a vida de outro ser está em nossas mãos. Cabe a nós a responsabilidade de escolher entre "matá-lo" ou salvá-lo. Devemos tomar decisões de forma coerente para que possamos dormir com a nossa consciência em paz.
Um grande abraço!!



Read more: http://jorge-menteaberta.blogspot.com/2010/11/o-sabio-e-o-passaro.html#ixzz32YoYMrMc

Plaquinhas para enfeitar

Qual a sua opinião sobre este blog? Beijos

Translate

Sega-me no Twitter: FRoseane

Calendário

Powered By Blogger

GIRLSPT.COM - Cursores Animados
http://www.vivavidacomjesus.com/cartoes/vamosorar/index.htm