As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?

Mahatma Gandhi

20 de jan. de 2011

INFORMAÇÃO

MÃE MENININHA: A Grande Mãe do Candomblé

- Homenageada por vários de seus seguidores. ?Uma filha de escravos que se fez rainha, orientando o povo baiano com exemplar dedicação e perene bondade?, dizia Jorge Amado. ?A mão da doçura tá no Gantois?, cantou Dorival Caymmi, Escolástica Maria da Conceição Nazaré, a Mãe Menininha do Gantois, receberá três dias de homenagens da capital baiana pelos 113 anos de seu nascimento.

Neta de escravos, Escolástica Maria da Conceição Nazaré, Mãe Meninha do Gantois, nasceu na periferia de Salvador no dia 10 de fevereiro de 1894. Sobre a orientação da Bisavó (fundadora do terreiro do Gantois), avó, tia e mãe, todas devotas do candomblé, Menininha foi iniciada na religião de matriz africana. Durante anos foi preparada para herdar o cargo de ialorixá, (mãe-de-santo na língua iorubá), aquela que detem o poder religioso de todos os ritos do terreiro.

Em 1924, Mãe Menininha assumiu a liderança do Gantois quando sua tia-avó, mãe Pulchéria, faleceu. Menininha mudou-se para o terreiro do Gantois com seus filhos e marido, o advogado Álvaro McDowell. Indicada pelos os orixás, administrou com afinco um dos terreiros mais antigos de Salvador, formou filhos de Santo, e foi líder espiritual de centenas de fiéis ligados ao candomblé.

Mãe Menininha do Gantois morreu dia 10 de agosto de 1986, aos 92 anos. E até hoje, Mãe Menininha é a ialorixá mais famosa e respeitada do Brasil.

Nenhum comentário:

Plaquinhas para enfeitar

Qual a sua opinião sobre este blog? Beijos

Translate

Sega-me no Twitter: FRoseane

Calendário

Powered By Blogger

GIRLSPT.COM - Cursores Animados
http://www.vivavidacomjesus.com/cartoes/vamosorar/index.htm