Em 2011, no dia 8 de fevereiro, o Fórum Mundial de Teologia e Libertação (FMTL) irá celebrar, dentro do Fórum Social Mundial (FSM), em Dakar, no Senegal, uma oficina sobre "Religiões e Paz: A visão/teologia necessária para tornar possível uma Aliança de Civilizações e de Religiões para o bem comum da humanidade e a vida no planeta".
A oficina está sendo organizada pela Associação Ecumênica de Teólogos/as do Terceiro Mundo (ASETT/EATWOT), por meio de sua Comissão Teológica.
Para melhor compreensão eis aqui alguns trechos da entrevista com o responsável pela Comissão Teológica da ASSET na América Latina,o teólogo espanhol José Marìa Vigil que diz:
"Não haverá paz no mundo sem teologia do pluralismo religioso"
"O grande problema para as religiões dialogarem não é externo, mas sim interno. É ideológico, teológico, epistemológico até".
"Por que existem religiões e não só a minha religião que eu fui ensinado que era a 'única verdadeira'? As outras tem valor".
"Uma coisa é refletir sobre a pluralidade religiosa, e outra, dialogar mesmo com outra religião".
"Se a teologia da libertação não chegar a ser teologia pluralista da libertação, não vai estar à altura da libertação hoje necessária".
"A paz não é só ausência de guerra. É o resumo de todos os bens salvíficos"
Dentro dessas concepções vemos que o objetivo é nos concientizarmos que as religiões necessitam trabalhar juntas pela paz do mundo e pelo bem-estar da vida no planeta.(Roseaneeducar)
Nenhum comentário:
Postar um comentário