Memorial Frei Damião
Fotos; Levy Galdino |
O turismo religioso é uma opção interessante, sobretudo, comercialmente em algumas regiões do Brasil: bom para a igreja e para a economia local. Entre os vários monumentos religiosos construídos na Paraíba, há um ‘gigante’ de 34 metros de altura (total), considerada a 3ª estátua mais alta do Brasil, representando o frade capuchinho frei Damião de Bozzano, na cidade de Guarabira (PB), onde o religioso esteve por várias vezes realizando suas missões.
Iniciado em março de 2000, o Memorial Frei Damião foi construído na gestão da ex-prefeita e atual deputada estadual Léa Toscano (PSB). O monumento, inaugurado em dezembro de 2004, é realmente uma obra grandiosa localizada na Serra da Jurema, de onde também é possível ter uma visão panorâmica da ‘capital do brejo’ e seus limites. O santuário, inclusive, entrou na lista das 07 maravilhas do Estado, indicadas para visitação popular.
O santuário foi projetado pelo arquiteto Alexandre Azedo e o memorial é de autoria do também arquiteto Gilberto Guedes |
Administrado atualmente por uma congregação de frades capuchinhos, com apoio da Diocese de Guarabira, quem visita o santuário pode apreciar um pouco da natureza, visitar um museu, ter acesso a um arquivo fotográfico sobre a vida do ‘santo do Nordeste’ e participar de celebrações religiosas, bem como de romarias que atraem muitos romeiros de várias cidades da região e até de outros estados do país.
Diferente dos santuários do Padre Ibiapina, na Paraíba; e do Padre Cícero, no Ceará, por exemplo, lugares onde já havia peregrinação e aconselhamentos espirituais antes de se tornarem “praças da fé católica”, o Memorial Frei Damião foi construído no meio do mato, num lugar que não tinha as características do ‘espaço do sagrado’ - ou seja, ali não havia peregrinação nem aconselhamentos antes. O Cruzeiro, no entanto, que antecede o santuário de Guarabira, era até então o ponto mais alto considerado ‘espaço do sagrado’, justamente em virtude dos registros históricos de peregrinação no local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário